EPAO - 4480 | R.T.: Clelia Maria Malaguti Ferreira CRO/MG - 10985

Artigos

Principais tratamentos de estética dental

07/08/2019

.:: principais_tratamentos_de_estetica_dental_40093_1_pt.jpg ::.

Existem diversas técnicas e tratamentos que corrigem falhas ou modificam características que desagradam o paciente. Essas mudanças são positivas em vários aspectos, já que também trazem segurança e autoconfiança, elevando a qualidade de vida.

Podemos fazer uma simples alteração da tonalidade do esmalte até cirurgias para repor dentes ausentes. Assim, não importa qual é o problema, existe um procedimento que pode ser aplicado com sucesso.

Confira, a seguir, algumas opções de tratamentos que podem valorizar ainda mais o seu sorriso. Acompanhe!

1. Clareamento dental

Diversos alimentos que consumimos são ricos em corantes, sejam eles naturais ou artificiais. Como o esmalte dentário é poroso, com o passar do tempo, esses pigmentos se acumulam em seu interior. Esse acúmulo de pigmentos, por sua vez, promove alterações de tonalidade.

Os dentes ficam manchados, escurecidos ou amarelados, o que deixa a face com aspecto envelhecido.

O clareamento dental é o procedimento utilizado para reverter ou amenizar esse processo. Ele atua sobre essas partículas, tornando-as solúveis em água de modo que possam ser eliminadas naturalmente, ou modificam a forma como elas refletem a luz. Assim, os dentes ficam mais claros.

É possível fazer o clareamento dental no consultório do dentista por meio da aplicação do gel clareador de concentração mais alta. Mas também existe a opção do clareamento caseiro, feito com acompanhamento profissional e utilizando gel clareador com concentração mais baixa e moldeira.

Essas duas técnicas são indicadas para quem precisa clarear as arcadas por completo. Para aqueles que têm apenas um ou dois dentes escurecidos, o ideal é fazer o clareamento dental interno. Nesse caso, o produto é aplicado no interior do dente para atuar diretamente ali e eliminar o escurecimento.

2. Lentes de contato dental

Há situações em que a estética dental é prejudicada por assimetrias entre os dentes. Nesse caso, podem ser cor ou tamanhos diferentes, contornos desarmônicos, dentes muito pequenos para a arcada, entre outras características que não valorizam a aparência da pessoa.

Para essas e outras condições, é interessante fazer a aplicação de lentes de contato dental. Elas são próteses muito finas, com cerca de 0,2 mm, que se assemelham a pequenas capas e têm o formato e tamanho desejados para o novo sorriso.

São coladas diretamente sobre os dentes recobrindo-os e modificando o seu formato, tamanho e tonalidade, dependendo dos resultados que cada paciente deseja alcançar.

Por meio delas, também conseguimos corrigir aqueles espaços que ficam entre os dentes, deixando o sorriso perfeito.

3. Gengivoplastia

O que fazer se o problema não estiver nos dentes, e sim na gengiva? A estética dental também conta com procedimentos que fazem alterações nas características desse tecido para que ele tenha um belo formato e esteja harmônico com a dentição. A gengivoplastia é uma cirurgia plástica feita na gengiva com o intuito de:

Assim, conseguimos desenhar todo o seu contorno, alcançando as proporções ideais de acordo com o tamanho e formato dos dentes de cada pessoa. Desse modo, o sorriso fica muito mais valorizado, porque todo o conjunto está em equilíbrio.

É válido lembrar que essa cirurgia não é complicada, sendo realizada no consultório do dentista. Não é necessário passar por internação hospitalar e todo o procedimento é feito por meio de anestesia local, para trazer mais conforto e segurança ao paciente.

4. Bichectomia

O corpo humano é composto, entre outros tecidos, pelo adiposo, ou seja, gordura. Ela também está presente na face e ajuda a modelar os contornos do rosto. Porém, para algumas pessoas, existe um excesso que, na verdade, acaba prejudicando a aparência.

Nas bochechas estão localizadas as bolas de Bichat, que são uma porção de tecido adiposo.

Quando elas são muito volumosas, deixam a face arredondada e, em alguns casos, causam deformações dos contornos quando a pessoa sorri, promovendo insatisfação com a própria imagem.

Além disso, podem gerar desconforto, pois a pessoa mordisca a região com frequência, causando dor e lesões no local.

A estética dental aplica a técnica da bichectomia para remover o excesso de gordura dessa região. O intuito é deixar o rosto mais fino para valorizar as maçãs da face e ressaltar os contornos, o que deixa a aparência mais atraente e menos infantilizada.

A bichectomia também é feita no consultório do dentista com aplicação de anestesia local. Ela não deixa cicatrizes porque o procedimento é feito pela parte interna das bochechas. Mas é importante saber que essa gordura não volta a se formar ali, portanto, esse é um procedimento definitivo.

5. Toxina botulínica

A toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, é uma substância muito utilizada na estética para amenizar rugas e linhas de expressão. No entanto, ela também tem as suas aplicações na Odontologia com finalidades terapêuticas que terminam por valorizar a aparência da pessoa.

Essa toxina, quando devidamente trabalhada e aplicada na quantidade certa, atua sobre a musculatura evitando seus espasmos ou contrações. Sendo assim, pode ser utilizada, em alguns casos, para amenizar assimetrias faciais e para suavizar o sorriso gengival.

Ele acontece quando ocorre uma exposição excessiva da gengiva durante o sorrir, e isso acaba interferindo na imagem e desagradando o indivíduo. Mas com aplicação da toxina botulínica, é possível reduzir a contração da musculatura e evitar que aconteça essa hiper exposição gengival.

Algumas assimetrias faciais, quando relacionadas à musculatura, também podem ser corrigidas por meio da aplicação do botox. Nesse caso, reequilibramos a estrutura facial para que ela fique mais harmônica.

6. Implantes

A perda de dentes, ainda que seja apenas um, pode trazer sérios abalos para a saúde bucal. Isso acontece porque todos têm o seu papel na arcada, então, quando existe uma falta, os demais podem sofrer sobrecarga e há tendência de desalinharem por causa dessa lacuna.

Mas as questões funcionais são apenas parte do problema, porque perder um dente também abala significativamente a aparência e a autoestima. Nesse contexto, a colocação de um implante é uma excelente alternativa para substituir aquele dente ausente.

Esse tratamento consiste na fixação de um pino − geralmente de titânio − no osso alveolar, que serve como base, substituindo a raiz do dente natural perdido.

Ele é envolvido naturalmente pelo tecido ósseo e fica totalmente preso na boca. Então, recebe um dente artificial que cumprirá as funções do qual foi perdido.

Podemos substituir apenas um ou todos os dentes da arcada, e a grande vantagem de colocar o implante é o fato de que ele fica totalmente preso na boca, por isso, traz mais segurança e confiança para mastigar sorrir e falar. Além disso, pode durar por toda a vida, o que oferece um excelente custo-benefício.

Logo, não importa o que causa desconforto em relação à aparência bucal, pois existe um procedimento de estética dental que pode corrigir isso! Apenas não se esqueça de escolher uma clínica que tenha credibilidade no mercado e profissionais experientes.

Assim, você fará um tratamento de ótima qualidade e com total segurança para atingir os resultados que deseja e ficar totalmente satisfeito com seu novo sorriso!