EPAO - 4480 | R.T.: Clelia Maria Malaguti Ferreira CRO/MG - 10985

Artigos

FREIO LABIAL E LINGUAL: O QUE É CADA UM, QUAIS AS DIFERENÇAS? É NECESSÁRIO TRATAR?

04/09/2019

.:: freio_labial_e_lingual_o_que_e_cada_um_quais_as_diferencas_e_necessario_tratar_40302_1_pt.jpg ::.

Você já deve ter observado que algumas pessoas têm mais dificuldade para pronunciar determinadas palavras, certo? Esse fenômeno, conhecido como “língua presa”, é derivado do freio lingual mais curto; enquanto que o freio labial pode afetar diretamente o sorriso de uma pessoa.

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE O FREIO LABIAL E O FREIO LINGUAL?

O freio labial é uma estrutura que se localiza na gengiva, normalmente entre os dentes incisivos centrais, e se insere nos lábios superiores e inferiores. Esse tipo de estrutura influencia no movimento dos lábios, limitando-os e podendo prejudicar o sorriso do indivíduo. Já o freio lingual está localizado na parte do assoalho bucal e se adere por baixo da língua. Essa estrutura anatômica funciona limitando os movimentos da língua.

QUANDO É RECOMENDADA A REMOÇÃO DE CADA UM?

Pode-se indicar a remoção do freio labial ou lingual em vários casos, mas é preciso que a recomendação parta sempre de um profissional especializado. Quando o freio labial é muito curto, de forma que limita e encurta o lábio superior na hora do sorriso, a remoção do freio deve imediatamente resolver o problema. Muitas vezes os freios labiais são tão robustos e baixos que têm sua inserção nos dentes da frente. Isso pode acontecer tanto embaixo, quanto em cima. Dessa forma os dentes serão afastados, e gerarão aquele aspecto de “falha”, chamado de diastema. Nesses casos além da remoção do freio, os dentes devem ser aproximados por meio de instalação de aparelho ortodôntico.

Na língua, quando o freio está muito curto ou muito para frente, é um caso de anquiloglossia, também conhecido como “língua presa”. Isso faz com que o paciente perca a capacidade de pronunciar determinadas palavras, uma vez que os movimentos da língua ficam mais limitados. Com a remoção do freio, porém, a correção da fala não é garantida, sendo necessário que o paciente passe por tratamento fonoaudiológico. Tanto para os freios labiais quanto para o freio lingual, pode ser indicada a remoção em pacientes desdentados totais que precisam colocar uma dentadura.

QUE CUIDADOS O PACIENTE DEVE TOMAR APÓS A CIRURGIA?

Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, é necessário seguir uma série de cuidados para que o processo de recuperação seja eficaz. De acordo com a especialista, deve-se ter um cuidado a mais com a higiene local e fazer o uso correto dos medicamentos indicados, além de optar por alimentação pastosa e fria ao invés de comidas salgadas e muito quentes nas primeiras 48 horas.