EPAO - 4480 | R.T.: Clelia Maria Malaguti Ferreira CRO/MG - 10985

Artigos

Curiosidades: Preenchimento Gengival

07/11/2019

.:: curiosidades_preenchimento_gengival_41005_1_pt.jpg ::.

Quando falamos em estética bucal, pensamos na aparência e no bom estado dos dentes, as gengivas são também estruturas fundamentais nesse conjunto e quando sofrem recessão, também comprometem o sorriso.

A Retração Gengival, além de expor o colo dos dentes, pode provocar muita sensibilidade nos mesmos, pois a raiz dental é formada apenas por dentina que é um tecido extremamente sensível ao frio, calor, doce e fricção das cerdas das escovas.

O preenchimento gengival vem despertando cada vez mais interesse naqueles que sofrem recessão gengival e nos que realizam diversos tratamentos pois para o melhor resultado estético nos casos de reabilitações, independentemente de corresponderem a próteses sobre dentes ou a implantes o cuidado com a gengiva é fundamental.
A retração gengival tem várias causas como doença periodontal, tratamento ortodôntico, mau posicionamento dos dentes e pode acontecer até mesmo em pessoas com bons hábitos de higiene e uma boca saudável.

O enxerto gengival é utilizado para reconstruir uma área da boca que sofreu com a retração gengival. Hoje existem técnicas usadas com biomateriais que não são muito invasivas ou dolorosas e recuperaram o volume tecidual da gengiva nos casos em que houve a perda desse volume, sobretudo após as extrações e a colocação de implantes dentários.

Os enxertos utilizando tecido do próprio paciente apresentam melhores resultados. Quando o paciente não apresenta espessuras suficientes de tecido gengival no palato para serem utilizadas como áreas doadoras, é utilizado o AlloDerm, um produto feito de tecido humano, doado por pessoas que já faleceram. Ao contrário de outros tipos de implantes, implantes AlloDerm são naturais e se tornam uma parte do tecido do indivíduo que recebe o implante. Tais enxertos têm efeitos colaterais mínimos em comparação com outros procedimentos de implantação.

É sempre muito importante lembrar que, juntamente aos avanços conquistados pela Odontologia, é indispensável que todo e qualquer procedimento voltado à saúde bucal seja efetuado por um profissional competente, com reconhecida experiência na área, tendo em vista que a confiança estabelecida entre o paciente e o cirurgião-dentista é um dos pré-requisitos para o sucesso do tratamento.