EPAO - 4480 | R.T.: Clelia Maria Malaguti Ferreira CRO/MG - 10985

Artigos

ODONTOLOGIA PREVENTIVA PELA MANUTENÇÃO E QUALIDADE DO SEU SORRISO. ENTENDA MAIS SOBRE ESSA ÁREA!

29/07/2020

.:: odontologia_preventiva_pela_manutencao_e_qualidade_do_seu_sorriso_entenda_mais_sobre_essa_area_46223_1_pt_021532.jpg ::.

A saúde deve ser uma das maiores preocupações de cada pessoa. Estar atento à funcionalidade do seu corpo e ser capaz de detectar quando algo não vai bem é de extrema importância para diagnósticos precoces e tratamento adequado com mais chances de sucesso. Com a saúde bucal não é diferente. E a odontologia é a área que ajuda com esses cuidados. Você já deve estar cansado de ouvir que “prevenir é melhor do que remediar”.

ODONTOLOGIA PREVENTIVA?

Ter o sorriso sempre impecável exige atenção e comprometimento. Para além da estética, é preciso cuidar de toda a estrutura bucal, incluindo gengiva e língua, por exemplo. E, para isso, você pode contar com a ajuda dessa odontologia preventiva. É a área da odontologia que tem como objetivo a manutenção da saúde e a prevenção das doenças orais. Além disso, a atuação da odontologia preventiva conta com medidas simples de cuidados. Com essa ajuda, é possível evitar que algumas doenças bucais apareçam, o que contribui para o tratamento prévio. Através do acompanhamento periódico com o profissional dentista, a odontologia preventiva consegue evitar problemas futuros ou identificá-los em estágio inicial.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA ODONTOLOGIA NA VIDA DAS PESSOAS?

A cavidade bucal é uma parte de suma importância para o seu corpo como um todo. Por isso, você deve ter os cuidados ideais com ela. E a odontologia é sua grande ajuda nessa tarefa. A saúde bucal tem influência direta na qualidade de vida das pessoas, desde problemas que acarretam diminuição do paladar, estética, mastigação, fonação e até o impacto causado por desconforto ou por dor.

A perda de dentes, por exemplo, resulta em problemas de limitação na mastigação e, por sua vez, afeta diretamente o processo de digestão. Os alimentos que não são processados corretamente resultam em uma digestão insatisfatória, além de restringir a ingestão de vitaminas. Assim, percebemos como tudo está interligado no nosso corpo. Por todos esses motivos, a odontologia deve ser presente na vida das pessoas.

COMO É FEITO O ATENDIMENTO DA ODONTOLOGIA PREVENTIVA?

O profissional da área tem como objetivo auxiliar o paciente na higienização oral. Nesta consulta preventiva, o dentista vai orientar sobre os cuidados diários com a escovação, uso de fio dental e enxaguante bucal para que o paciente possa manter a sua saúde oral em casa até o seu próximo retorno ao dentista. Ele ainda pedirá exames radiográficos e realizará a profilaxia dentária. Esta, nada mais é do que o processo de limpeza e conservação dos dentes para evitar problemas futuros. Assim, além de auxiliar na prevenção, a odontologia preventiva também permite manter os dentes e gengivas saudáveis.