5 FATORES QUE PODEM CAUSAR DENTES SENSÍVEIS

01/11/2017

Ter dentes sensíveis é um problema bastante comum e também desagradável. Você precisa selecionar o que pode e o que não pode comer em vez de apenas aproveitar o momento e saborear, por exemplo, um sorvete no verão com os amigos.
O lado bom da hipersensibilidade é que ela tem tratamento e não é nenhum bicho de sete cabeças. Mas, para saber como tratar é preciso descobrir o que está causando esse excesso de sensibilidade nos dentes. Normalmente está relacionada a hábitos que, gradualmente, desenvolvem essa condição.
Vejamos abaixo quais são as principais causas da sensibilidade dentária e como ela pode ser resolvida seja com a ajuda de produtos, seja procurando um profissional.

ATITUDES QUE DEIXAM OS DENTES SENSÍVEIS

1. USO DO FIO DENTAL DA MANEIRA ERRADA
Para aqueles que têm preguiça ou simplesmente não gostam de usar o fio dental, esse mau hábito é um das maiores causas de sensibilidade nos dentes. Além disso, não usar o fio dental traz outros problemas como a formação de tártaro e também a gengivite.
Se esta é a causa do seu problema, é muito fácil de evitá-lo, basta usar o fio dental, pelo menos, 1 vez por dia, de preferência no final da noite, pouco antes de dormir.

2. ESMALTE DOS DENTES DESGASTADO
O esmalte do dente é uma parte dura e que fica na superfície do dente. É uma substância bem resistente, a mais dura de todo o nosso corpo, mas, ainda assim, ele pode ser desgastado com o passar do tempo e expor a dentina que fica logo abaixo. Isso deixa os dentes mais sensíveis.
Esse desgaste pode ser causado por vários fatores:
• escovação excessiva e com muita frequência usando escova de cerdas duras;
• alimentos e bebidas ácidas como refrigerantes e molho de salada;
• bruxismo.
Para solucionar o problema, você pode pedir a orientação de um dentista sobre o melhor tipo de escova, quantas vezes usá-la durante o dia, quais alimentos são prejudiciais e como realizar o tratamento para o bruxismo.

3. GENGIVA RETRAÍDA
Doenças na gengiva ou mesmo a escovação frequente e com força podem causar a retração gengival. Com isso, os dentes ficam desprotegidos e com a dentina exposta fazendo com que, ao comer alimentos muito quentes ou gelados você sinta dor.
A melhor forma de evitá-la é cuidando muito bem da higienização da sua boca, escovando os dentes da maneira correta e na frequência certa. Além disso, visitar o dentista a cada 6 meses ajuda a tratar qualquer problema desde o início.

4. POUCA ESCOVAÇÃO
Se escovações em excesso podem causar a sensibilidade dental, não escovar a quantidade de vezes necessárias também pode causar problemas. Sem isso a quantidade de bactérias na boca cresce e começa a lesionar não só o dente como também a gengiva deixando-os mais sensíveis.
Se esse for o motivo para a sua sensibilidade, o melhor é procurar higienizar a boca e os dentes com mais frequência.

5. DENTE FISSURADO
Você é daqueles que gosta de abrir as garrafas com o dente? Então deve parar agora mesmo com esse péssimo hábito! Afinal de contas, ele não foi feito para isso. Nunca use os dentes para esse tipo de tarefa, pois pode deixá-los mais sensíveis.

PRODUTOS QUE PODEM AJUDAR
Existem diversos produtos no mercado que são voltados para ajudar as pessoas a reduzirem ou acabarem com a sensibilidade nos dentes. Creme dental específico ou aqueles com elevada concentração de flúor também ajudam. Procure também por uma escova de cerdas mais macias para ajudar.
Se nada disso resolver, você deve marcar uma consulta com o seu dentista para que ele possa lhe passar uma melhor orientação e apostar em outros métodos.