EPAO - 4480 | R.T.: Clelia Maria Malaguti Ferreira CRO/MG - 10985

Artigos

CURATIVO DE DENTE X RESTAURAÇÃO DENTÁRIA: QUAL É A DIFERENÇA ENTRE OS DOIS?

07/07/2020

.:: curativo_de_dente_x_restauracao_dentaria_qual_e_a_diferenca_entre_os_dois_45864_1_pt.jpg ::.

PARA QUE SERVE UM CURATIVO DENTÁRIO? DO QUE ELE É FEITO?

O curativo funciona como uma solução provisória: Algo paliativo que, depois de alguns dias, é necessário fazer a restauração. Ele é uma espécie de selante dentário feito à base de óxido de zinco e eugenol.

EM QUAIS CASOS O CURATIVO É MAIS INDICADO?

A dor de dente é o principal motivo para o uso do curativo dentário, já que esse incômodo é causado, na maioria das vezes, em decorrência de uma cárie. Por isso é necessário colocar um curativo depois de remover a cárie dentária. Assim, ele pode fazer o canal ou a restauração do dente, posteriormente. Pode acontecer também da restauração do dente cair e o dentista não conseguir realizar o procedimento logo de imediato. Quando isso acontece, colocamos um curativo como restauração temporária, para o dente não ficar exposto a bactérias.

O CURATIVO NO DENTE É A MESMA COISA QUE UMA RESTAURAÇÃO DENTÁRIA?

O curativo pode ajudar no início de um tratamento, já a restauração seria a próxima etapa desse procedimento. O curativo só poder ser usados por um curto período e acaba não sendo estético por sua coloração esbranquiçada. Já a restauração dentária é realizada com uma resina na cor do dente, que preserva a estética e devolve a função mastigatória.

E A RESTAURAÇÃO PARA QUE ELA É INDICADA?

A restauração de resina é indicada para reconstruir um dente cariado ou que sofreu alguma perda de estrutura. Resumindo, ela é realizada quando algum dente foi afetado por uma cárie ou fratura. Com a restauração de resina conseguimos devolver ao dente sua forma e função.

QUANTO TEMPO DURA CADA UM DOS DOIS?

O tempo de duração de ambos vai depender dos cuidados do paciente e da estrutura dentária. O ideal é que o paciente fique o mínimo possível com o curativo no dente. Quando colocamos o curativo o paciente sente alívio dos sintomas, acha que o problema está resolvido e não nos procuram mais, retornam apenas quando o dente começa a doer novamente. É importante procurar um dentista o mais rápido possível para tratar o problema de uma vez só antes que seja tarde demais e a infecção volte.

QUAIS CUIDADOS DEVEMOS TER APÓS ESSE TRATAMENTO?

Não existem muitos critérios quanto aos cuidados depois do tratamento de restauração ou da colocação do curativo dentário. As recomendações são: Evitar mastigar em cima do dente principalmente nas primeiras 24 horas e manter a higienização normal após as refeições.