EPAO - 4480 | R.T.: Clelia Maria Malaguti Ferreira CRO/MG - 10985

Artigos

Saiba mais sobre a Erupção Dental e cuidados com o inicio da dentição.

08/10/2018

.:: conteudo_37494_1.jpg ::.

Com qual idade normalmente começam a nascer os primeiros dentes de leite?

Normalmente, os primeiros dentes aparecem por volta do sexto mês de vida. Podem aparecer antes, ao nascimento, como também podem surgir apenas após o primeiro ano de vida do bebê.

– Quais sintomas podem aparecer neste processo? (febre irritações, gengiva vermelha).

Muitas vezes, nesta fase, há a ocorrência de odontíases, sintomas que aparecem durante a fase de erupção dental. As mais comuns são:

Irritabilidade
Insônia
Diminuição do apetite
Febrículas
Diarreia leve
Aumento da salivação
Inflamação da gengiva

– Dicas de como aliviar esse desconforto da criança

Neste momento, o mais indicado é fazer a massagem gengival com uso de lenço bucal umedecido ou uso de dedeiras de silicone. Alguns mordedores menores e mais anatômicos também podem ser úteis neste momento. Desta forma, alivia-se o desconforto do bebê e acelera-se a erupção dental.

– Quais os cuidados de higiene com esses dentinhos recém nascidos?

Quando os dentes aparecerem na boca, deve-se iniciar a escovação dos mesmos. Segundo pesquisa feita com bebês de seis a trinta e seis meses de idade, pode-se observar que a escova dental, convencional ou elétrica, é a mais indicada para remover a placa dental quando comparada ao uso de gaze ou dedeiras de silicone. Assim, previne-se desde o início da vida do bebê a instalação de doenças como a cárie e gengivite.

– Com qual idade começa a ocorrer a troca dos dentes de leite pelos permanentes?

Os dentes permanentes começam a aparecer na boca entre o quinto e sexto ano de vida, podendo aparecer um pouco antes ou depois desta época.

http://amarodontopediatria.com.br/erupcao-dental-e-cuidados-com-o-inicio-da-denticao/