A placa bacteriana (biofilme dental) é uma película pegajosa de bactérias que se forma constantemente em nossos dentes e ao longo da margem gengival. A placa contém bactérias que causam cárie e doença periodontal, e se ela não for removida durante a escovação, ela pode endurecer (calcificar), transformando-se em cálculo, também chamado de tártaro.
Todos desenvolvem placa porque as bactérias estão em constante crescimento em nossas bocas, o que não é necessariamente é fácil de ver. Se a placa não for removida, pode causar irritação e inflamação da gengiva ao redor dos dentes, chamada de gengivite (vermelhidão, inchaço, sangramento da gengiva). Se, por sua vez a gengivite não for tratada, pode avançar para uma doença periodontal e, possivelmente, levar à perda do dente.
Diferentemente da placabacteriana, o tártaro (cálculo dental) é muito fácil de ver, se estiver acima da margem gengival. O cálculo dental é um depósito mineral amarelo ou marrom entre os dentes inferiores ou próximo à margem gengival. A única forma de remover completamente o cálculo dental é consultando o seu dentista para uma raspagem.
Boa parte do que comemos e bebemos permanece em nossas bocas por muito tempo depois que terminamos. As bactérias das nossas bocas se alimentam de muitos desses alimentos, como açúcares e carboidratos, e produzem ácidos que podem atacar a superfície do dente. Além disso, se o uso do fio dental e escovação dos dentes não forem realizadas de forma eficiente, a placa bacteriana pode crescer, e as bactérias associadas podem infectar não somente as suas gengivas e dentes, como também o tecido da periodontal e o osso que suporta os dentes.
É fácil prevenir o crescimento da placa com os cuidados adequados. Certifique-se de:
Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia durante 2 minutos para remover completamente a placa de todas as superfícies de seus dentes;
Use o fio dental diariamente para remover a placabacteriana entre os dentes , onde a sua escova pode não alcançar;
Limite a ingestão de alimentos açucarados ou ricos em amido, especialmente os pegajosos;
Marque consultas regulares ao dentista para limpezas profissionais e exames bucais todo ano.
Para reduzir a placa bacteriana e o tártaro é necessária uma escovação adequada e uso do fio dental. Uma vez que o tártaro é formado, apenas o seu dentista pode removê-lo com uma limpeza profissional.
O processo de remoção do tártaro é chamado raspagem. Durante a raspagem, o dentista utiliza instrumentos especiais (como ultrassom e curetas) para remover o tártaro e a placa de seus dentes, acima e abaixo da margem gengival.
Sem o tratamento adequado, o tártaro e a placa podem progredir para diversos problemas, como cárie, doença periodontal e a perda do dente. É importante escovar os dentes três vezes ao dia e usar o fio dental uma vez ao dia, além de agendar consultas regulares e limpezas profissionais com o seu dentista.
Fonte: Colgate