Como higienizar a língua?

14/08/2019

.:: como_higienizar_a_lingua_40139_1_pt.jpg ::.

A higiene bucal é muito importante para manter a boca limpa e saudável

Nosso dia a dia costuma ser agitado, porém, não podemos deixar de cuidar da nossa saúde.

Nós da MetLife sabemos que com a higiene bucal em dia, muitas doenças são evitadas. Normalmente, as pessoas escovam os dentes, mas esquecem de limpar a língua. Então, saiba porque higienizar a língua é tão importante e como fazer esse procedimento da forma correta.

Por que é importante higienizar a língua?

É comum que muitas pessoas convivam com o problema de mau hálito. Esse mau cheiro pode ter algumas causas, como fumo, ingestão de alimentos específicos como alho e cebola, infecções respiratórias, refluxo ácido ou higiene bucal inadequada.

Essa última causa está relacionada com a escovação dos dentes e da língua. Apesar da língua fazer parte da boca, ela costuma ser deixada de lado na hora da limpeza bucal.

Dessa forma, com alguns minutos a mais ao escovar os dentes, você cuidará mais da sua saúde bucal.

Como limpar a língua?

A língua, com seus sulcos e protuberâncias, abriga muitas bactérias. Elas esperam receber mais comida para continuar vivendo ali. Por isso, é necessário limpá-la. Só assim as bactérias e restos de comida são removidos.

Então, além de escovar os dentes e passar fio dental, é recomendado ter no seu kit de higiene bucal um raspador de língua. Ele pode ser de plástico ou borracha, com a cabeça redonda e formato em V. Caso você não tenha um raspador, é possível utilizar sua escova dental para higienizar a língua.

É importante comprar um raspador que seja adequado ao tamanho da sua boca. Por exemplo, um raspador para criança deve ser menor que para um adulto. Além disso, evite os que têm a base muito fina, pois eles podem machucar a língua. Na dúvida, consulte sempre o dentista para lhe orientar sobre o melhor modelo e forma de utilização

Na hora de limpar, alguns dentistas recomendam iniciar pelo fio dental, depois utilizar o raspador e por fim escovar os dentes. Isso não é um consenso, mas a utilização da pasta de dente antes do raspador pode dificultar a remoção da saburra (a camada branca da língua onde ficam as bactérias e os restos de alimentos).

Para fazer a raspagem, comece pela parte de trás em direção à ponta da língua. Passe o raspador duas vezes, uma do lado direito e outra do lado esquerdo. Não é necessário aplicar muita força.

Também é possível limpar a língua com a própria escova de dentes. Para isso, escove a língua. É possível que você sinta ânsia de vômito. Nesse caso, é recomendado segurar a língua do lado de fora da boca e passar a escova. Assim, reduz a sensação de ânsia.

O ideal é fazer a limpeza da língua uma vez por dia. Isso pode ser feito na parte da noite, antes de dormir. Assim, sua língua ficará limpa e sua saúde bucal ficará melhor.

É muito importante manter uma boa higiene bucal para evitar mau hálito, cáries e outras doenças causadas nos dentes. Por isso, comece a criar o hábito de limpar a sua língua, além dos dentes.

Fonte: https://www.metlife.com.br/blog/saude-e-bem-estar/como-higienizar-a-lingua-/