EPAO - 4480 | R.T.: Clelia Maria Malaguti Ferreira CRO/MG - 10985

Artigos

O Que Sua Boca Diz Sobre Você?

08/06/2020

.:: o_que_sua_boca_diz_sobre_voce_45398_1_pt.jpg ::.

Sua boca pode falar mais do que você pensa, especialmente quando o assunto é saúde. Hálito, língua, gengiva e dentes podem indicar que algo em seu organismo não vai bem. Conheça os sinais: 

Gengiva sangrando: a gengiva protege os dentes e a estrutura óssea contra as bactérias e seu sangramento pode indicar higiene incorreta. Uma consequência grave de gengivas inflamadas é a periodontite, que pode levar à perda dos dentes. 

Halitose é um importante termômetro da saúde. Pessoas com diarreia ou gastroenterites ficam com a boca seca e podem apresentar intenso mau hálito. Já quem tem halitose por causa da diabetes costuma apresentar um cheiro bucal ácido. Pacientes com doença renal crônica podem ter hálito com odor de urina. 

Aftas são feridas dolorosas que podem indicar baixa imunidade. Estresse, uso de medicamentos e alterações hormonais também podem desencadear a afta, que causa irritabilidade e falta de apetite. ácido. Pacientes com doença renal crônica podem ter hálito com odor de urina. 

Boca seca: a saliva protege a boca das bactérias e uma produção insuficiente pode causar deterioração do esmalte dentário, candidíase (doença provocada por fungos) e infecções nas glândulas salivares. Medicamentos, menopausa, radioterapia, quimioterapia e diabetes estão entre as causas da boca seca. 

Feridas nos lábios podem ser desidratação da pele, principalmente no inverno. Mas quando as lesões são no canto da boca e não cicatrizam podem ser queilite angular, um processo inflamatório doloroso por falta de vitaminas do complexo B. 

Dentes doloridos ou desgastados podem indicar bruxismo. O problema deve ser tratado, pois leva a disfunções na articulação e perda dos dentes. 

Fonte: Colgate