EPAO - 4480 | R.T.: Clelia Maria Malaguti Ferreira CRO/MG - 10985

Artigos

Odontologia Desportiva

16/06/2020

.:: odontologia_desportiva_45523_1_pt.jpg ::.

Geralmente os atletas, profissionais e amadores, são tratados de forma convencional, o que é um grande erro, porque o tratamento de um esportista, sobretudo daquele que compete, deve ser diferente de uma pessoa comum.

Odontologia Desportiva está em franca expansão no Brasil e no mundo e é de fundamental importância para todos aqueles que praticam ou trabalham com o esporte.

É direcionada aos atletas profissionais e amadores, como também a qualquer pessoa que pratica atividade física ou trabalha com esporte.

O atleta, por exigir mais do seu físico em relação às demais pessoas, necessita estar sempre atento à sua saúde, e a saúde bucal não pode ficar fora deste contexto.

Constatou-se que o rendimento de um atleta pode ser reduzido se ele tiver algum distúrbio na sua saúde bucal, seu rendimento está intimamente relacionado com a vitória ou a derrota.

Deste modo, visando uma melhoria no desempenho do atleta, é necessário um exame odontológico minucioso, a fim de promover o tratamento de eventuais doenças ou mesmo atuar de forma preventiva.

ATLETA PROFISSIONAL X INICIANTE

Existe uma diferença importante no tratamento de atletas profissionais e amadores. Os profissionais têm alimentação diferenciada, suplementos, ingestão de isotônicos e a necessidade de um planejamento das ações combinado com o calendário das competições. Além disso, um esportista profissional, por exigir mais condicionamento físico em relação aos demais, precisa estar sempre atento à sua saúde geral e bucal. Para isso é necessário realizar um exame odontológico minucioso para tratar eventuais doenças ou, até mesmo, evitá-las.

A IMPORTÂNCIA DO PROTETOR BUCAL

O rendimento de um atleta pode ser reduzido se ele sofrer algum distúrbio com relação ao seu sorriso. Para isso, existe o protetor bucal, acessório útil e importante na vida de um esportista. Como já diz o nome, é uma proteção dos dentes, gengivas, articulações bucais e faciais. Além de proteger contra impactos, ele também melhora a respiração do atleta no momento do exercício.

Modalidades como lutas marciais, basquete, handebol e hockey, o uso deste aparelho é imprescindível, pois as chances de atletas sofrerem impactos durante competições é muito grande. Utilizando o protetor bucal, o risco é reduzido em 80%. Então, não dê bobeira e cuide bem dos seus dentes.

DICA

Para os atletas que querem ter mais essa modalidade em seu ciclo de cuidados é importante procurar um dentista do esporte e visitá-lo com regularidade ou sempre que necessário. Manter sempre uma boa higiene oral, ter uma mordida equilibrada, uma respiração adequada e fazer seu protetor bucal com um dentista especializado faz toda diferença.